BLOG

music blog

PROFUNDIZA

TU CONOCIMIENTO

10 bons hábitos para praticar guitarra em 2021

Como 2020 foi uma confusão para muitos de nós no que diz respeito à organização, é hora de mudar em 2021!


Não é novidade que planeamento, estratégia e metas são a chave para o desenvolvimento de um projecto.

Nós definimos metas naturalmente apenas pelo desejo de alcançar algo, mas a vontade dessa conquista não é suficiente para permanecer no caminho até atingirmos essa meta. É importante definir uma estratégia, especialmente quando nossos objectivos são de longo prazo. Portanto, é necessária uma rotina sistemática como estratégia!



10 bons hábitos de estudo de guitarra para aprender este ano:


DEFINIR OBJECTIVOS DE CURTO E LONGO PRAZO

É mais fácil mantermo-nos motivado se definirmos pequenos pontos de referência (objectivos de curto prazo). Ter pequenos objectivos a cada semana mantém-nos ocupados e no caminho certo para atingir um objectivo principal.

Talvez queiras aprender uma peça de trémolo, mas para já é muito difícil. Podes primeiro desenvolver a tua técnica começando com op. 60 nr. 7 de Carcassi, por exemplo.


PRATICA TODOS OS DIAS DURANTE 30 DIAS

A consistência também é essencial para continuar a progredir. Ser consistente permite que tu descubras diariamente o que funciona e o que não funciona.

  • usa um esquema para anotar sempre que praticares, assim verás o resultado no final da semana ou mês

  • quando terminares de estudar, faz logo uma lista das tarefas que desejas concluir durante a próxima sessão de estudo. Isto ajuda a libertar a mente e quando pegares na guitarra novamente saberás imediatamente o que fazer

  • se quiseres ser consistente, pode ajudar a aumentar o tempo das sessões de estudo. Começa com sessões de curtas durações e aumenta gradualmente


PESQUISA / VERIFICA AS TUAS FONTES

Pesquisar provavelmente não é a coisa mais empolgante de se fazer, mas vais economizar muito tempo. Muitas vezes tive de recomeçar a aprender uma peça nova porque utilizei uma fonte de música "menos boa". Certifica-te que usas fontes originais, como manuscritos, impressões ou bons arranjos / transcrições.


APRENDE A ANALISAR UMA COMPOSIÇÃO

Tenta compreender a música que tocas. Os músicos de jazz sabem exactamente qual acorde, função e ritmo cada peça tem. Podemos tomar isso como exemplo. A teoria musical é muito importante para entender como deve soar e também para fazer escolhas musicais quando se trata de interpretação.


OUVE MÚSICA COMPOSTA PARA OUTROS INSTRUMENTOS

O que pesquisas se quiseres ouvir um tango de Piazzolla? O que pesquisas se quiseres ouvir flamenco? Por exemplo, sempre que tocares música de piano transcrita para guitarra, não procures apenas versões para guitarra. Também podes pesquisar a versão original para piano para obter inspiração e aprender a sua linguagem.


APRENDE UMA TÉCNICA NOVA EM 30 DIAS

Dedica um mês para aprender uma nova técnica. Podem ser escalas, harmónicos ou trémolo. Reúne alguns exercícios que empregam essa técnica e concentra-te neles todos os dias por 30 dias.


GRAVA O TEU ESTUDO

É muito importante procurar melhorar cada vez que praticamos. É muito difícil avaliarmo-nos enquanto tocamos e focamos nas digitações, na música, etc., então a gravação pode ajudar-te a ouvir na perspectiva do público.


TRANSCREVE UMA PEÇA POR TI MESMO

Aprender uma peça musical sem usar a partitura é uma habilidade que os músicos clássicos não dominam tão bem. Embora tenhamos acesso a muitas músicas que estão escritas, transcritas e arranjadas para guitarra, também é bom desenvolver essa habilidade, para que possas tocar o teu próprio estilo de transcrição.

Caso transcrever seja muito difícil, podes começar por aprender uma melodia simples de ouvido, como treino auditivo.


APRENDE A TOCAR RELAXADO

O relaxamento é muito importante para ser musical. O teu som está directamente conectado ao quão suave é a tua técnica. Observa os grandes músicos e ouve como a sua música soa fluída.


AQUECIMENTO E ALONGAMENTOS

O aquecimento e os alongamentos também estão relacionados com tocar relaxadamente. Manter os músculos sem tensões produzidas durante o dia e também durante as sessões de estudo ajudam a tocar mais rápido e mais leve.

2 comentarios

UniGuitar es una fuente online independiente para guitarra clásica. Si crees en su misión y te gustaría ver crecer este proyecto, considera apoyar esta iniciativa convirtiéndote en UG Patron o mediante una donación. Estaríamos immensamente gratos.

Leer más información sobre nuestros Términos y condiciones y Política de privacidad.

info@uniguitar.com

© 2021 UniGuitar. All rights reserved.